data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)
Santa Maria vai começar a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 a partir desta sexta-feira. São 2.680 doses que vão completar a imunização do primeiro grupo prioritário (trabalhadores da saúde, indígenas aldeados e idosos em lares). As doses são da CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac.
Vacinação tem filas extensas, horas de espera e aglomeração em postos de saúde
Somente com a segunda dose que se tem resposta imune de prevenção à doença causada pelo coronavírus. Conforme a Secretaria Estadual da Saúde (SES), o tempo de intervalo entre as doses para a CoronaVac deve ser de duas a quatro semanas. Já no caso de Oxford/AstraZeneca, o intervalo é de 12 semanas. Santa Maria ainda não dispõe de unidades de segunda dose da vacina britânica.
DOSES DE SANTA MARIA
- Oxoford 1ª dose - 4.500
- CoronaVac 1ª dose - 4.445
- CoronaVac 1ª dose - 2.680
- CoronaVac 2ª dose - 2.680
- CoronaVac 1ª dose idosos - 5.530
Segundo a Sociedade Riograndense de Infectologia, os cuidados de prevenção, como uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento social devem ser mantidos mesmo após a imunização completa. O motivo disso é que apenas parte da população é vacinada. A imunidade de rebanho é atingida apenas com cerca de 70% da população imunizada.
AstraZeneca espera produzir 200 milhões de doses de vacina até abril
POSSIBILIDADES
Antes da garantia de doses por parte do governo federal, o Estado afirmava que poderia comprar doses de maneira independente. Santa Maria chegou a demonstrar a mesma intenção, caso o Rio Grande do Sul também não garantisse. Conforme o secretário municipal de saúde, Guilherme Ribas, o cenário de o município se envolver na compra de doses não é descartado.
- O governo federal garante, e o Estado já sinalizou que, se não tiver as doses, vai adquirir. E os municípios já estão organizados caso o Estado precise de apoio para garantir as doses. Todo esforço é importante, mas temos essa relação e essa hierarquia com o Ministério da Saúde e o governo do Estado Não tendo o dado positivo, nós vamos atrás,mas de forma organizada - explica Ribas.
Não há previsão para novo recebimento de doses em Santa Maria. Das vacinas aplicadas em idosos na quinta-feira, 1.523 doses sobraram e são armazenadas pela prefeitura.